Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos

Farmácia da Bahia

farmacia_salinas

Concebido pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e administrado em conjunto pela Sesab, pela Bahiafarma e pelos municípios envolvidos, o Programa Farmácia da Bahia foi iniciado em 2012 e tem como objetivo fortalecer o processo de reestruturação dos serviços farmacêuticos em pequenos municípios do Estado.

A iniciativa tem como proposta integrar do incentivo financeiro para a construção e a instrumentalização das unidades ao apoio técnico-científico para o desenvolvimento das ações de assistência farmacêutica. Como resultado, as unidades do Programa Farmácia da Bahia oferecem armazenamento adequado para os medicamentos do município, além de contar com farmacêuticos para orientar a população, qualificando o atendimento aos pacientes do sistema público de Saúde.

Os primeiros alvos do programa são 46 cidades baianas de até 15 mil habitantes, em um investimento total estimado em R$ 5,3 milhões, por parte da Bahiafarma, entre a construção das unidades e a aquisição de equipamentos. Os investimentos contam com contrapartida dos municípios.

Desde o início do programa, foram inauguradas 39 unidades, em Abaíra, Andaraí, Andorinha, Anguera, Barra do Rocha, Barrocas, Caém, Caldeirão Grande, Capela do Alto Alegre, Cardeal da Silva, Contendas do Sincorá, Cordeiros, Gentio do Ouro, Guajeru, Ichu, Itaetê, Itagi, Itamari, Jacaraci, Lençóis, Macururé, Marcionílio Souza, Mucugê, Nordestina, Novo Horizonte, Ouriçangas, Planaltino, Presidente Jânio Quadros, Quixabeira, Rio de Contas, Salinas da Margarida, Santanópolis, São Domingos, São José do Jacuípe, Saúde, Serrolândia, Terra Nova, Uibaí e Várzea Nova, beneficiando diretamente cerca de 500 mil pessoas. Há obras em andamento ou em fase de conclusão em outros sete municípios baianos.