Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos

Parcerias

Em consonância com as políticas nacionais, a Bahiafarma tem estabelecido Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs) para a produção de medicamentos que pertencem ao escopo do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, em atendimento às demandas do Ministério da Saúde e do Estado da Bahia.

PDPs são acordos de cooperação firmados tanto entre instituições públicas como entre instituições públicas e entidades privadas para desenvolvimento, transferência e absorção de tecnologia, produção, capacitação produtiva e tecnológica do País em produtos estratégicos para atendimento às demandas do Sistema Único de Saúde (SUS). (Saiba mais sobre PDPs clicando aqui)

As parcerias são firmadas por um prazo predefinido e, durante o período, a responsável pela produção do princípio ativo tem exclusividade comercial no fornecimento para o setor público, enquanto se compromete a transferir as tecnologias de produção à instituição pública. Após o prazo para a transferência de tecnologia, o laboratório público fica credenciado a produzir o medicamento de forma autônoma, visando atender à demanda nacional.

Com o propósito de captar outros negócios passíveis de assimilação, independentes de transferência de tecnologia via PDP, a Bahiafarma tem prospectado projetos considerados viáveis, avaliando itens como investimento, custo de produção, disponibilidade de mercado e demanda de consumo. Com uma linha de produção multipropósito, para fins de otimização do seu parque fabril, a Bahiafarma vislumbra, por exemplo, a fabricação de imunológicos, medicamentos que têm complexa tecnologia agregada em seus processos de produção.

PDPs firmadas pela Bahiafarma

– Produção dos medicamentos Cabergolina e Cloridrato de Sevelâmer – Parceiro: Cristália

– Produção dos testes rápidos de diagnóstico Zika IgG/IgM Combo, Zika NS1, Dengue IgG/IgM, Dengue NS1, Chikungunya IgM, Sífilis, Leishmaniose, HIV – Parceiro: Genbody Inc.

– Produção de insulinas – Parceiro: Indar