Tecnologia Cubana na área de diabetes será transferida para Saúde da Bahia

3 de março de 2020
Acordo-Cuba-455

Acordo entre os governos cubano e baiano prevê transferência de tecnologia para produção de medicamentos inovadores

Um acordo de transferência de tecnologia de produção de medicamentos e gerenciamento de saúde na área de diabetes mellitus foi alinhado entre representantes governamentais de Cuba e o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, em visita oficial àquele país, nesta terça-feira (03). “O governo de Cuba desenvolveu um dos mais bem sucedidos projetos de controle do diabetes e de suas complicações, que incluem amputações e cegueira”, explica o secretário.

Uma molécula desenvolvida pelo Centro Cubano de Engenharia Genética e Biomolecular (CIGB) é capaz de aumentar a circulação de sangue nas pernas e pés afetados pela doença vascular do diabetes, evitando assim a amputação, que afeta 4.500 baianos por ano. O medicamento está em fase final de aprovação regulatória do Brasil, sendo a Bahiafarma, junto com a Fiocruz Biomanguinhos, os primeiros laboratórios a aplicarem o novo fármaco no País.

Já na área de oftalmologia, uma tecnologia medicamentosa inovadora (uma vacina terapêutica), que evita a formação de novos vasos na retina ocular de diabéticos (retinopatia diabética), promete ajudar a combater uma das principais causas de cegueira no Brasil.

De acordo com Vilas-Boas, o projeto de parceria com o governo cubano é fruto de reuniões iniciadas pelo Governador Rui Costa em visita oficial ao país em 2017 e sequenciadas pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e pela Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos (Bahiafarma).

“Além da transferência de tecnologia de medicamentos, o acordo incluirá a cooperação técnica no desenvolvimento e implementação de um projeto de controle de sequelas de diabetes nas 28 regiões de saúde da Bahia, aproveitando a estrutura das 25 Policlínicas Regionais de Saúde, dos novos centros de Hemodinâmica e Cirurgia Vascular dos Hospitais Estaduais e de 200 salas de atendimento ao portador de pé diabético, que estão em fase de implantação em 200 municípios baianos”, acrescenta o secretário.

A previsão é que o projeto esteja em fase de implantação a partir do segundo semestre de 2020 .