Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos

Ronaldo Dias assume a presidência da Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Oficiais do Brasil

21 de dezembro de 2017
Bahiafarma produz e envia dispositivos para teste rápido de diagnóstico do Zika vírus para o Ministério da Saúde

Na foto: Ronaldo Dias, diretor geral da Bahiafarma

Foto: Carol Garcia/GOVBA

Eleito por unanimidade, diretor-presidente da Bahiafarma estará à frente da entidade nacional pelos próximos dois anos

O diretor-presidente da Bahiafarma, Ronaldo Dias, é o novo presidente da Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Oficiais do Brasil (Alfob). Eleito por unanimidade na última quarta-feira (13), Dias estará à frente da entidade, que congrega os laboratórios públicos brasileiros, pelos próximos dois anos. “Nosso principal objetivo é seguir fortalecendo o Complexo Industrial da Saúde no Brasil, descentralizando a produção da área farmacêutica no País e reduzindo nossa dependência a insumos fabricados no exterior”, afirma o gestor.

Dias destaca a simbologia que sua eleição tem para a descentralização produtiva do setor no Brasil. “A eleição do gestor da Bahiafarma, um laboratório público do Nordeste brasileiro, para a presidência da associação evidencia a importância que regiões que eram pouco representativas para o setor até poucos anos atrás passaram a ter”, ressalta. “Agora, temos a responsabilidade de representar os laboratórios oficiais como um todo.”

Entre outros, fazem parte da Alfob os principais laboratórios públicos do País, como Bio-Manguinhos/FioCruz, Farmanguinhos/FioCruz, Instituto Butantan (SP), Fundação Ezequiel Dias (Funed-MG), Instituto de Tecnologia do Paraná (TecPar-PR) e Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco Governador Miguel Arraes (Lafepe-PE).

Voltar